18 de abr. de 2011

Caso Arezzo

Primeiramente quero deixar bem claro que tudo que eu digo aqui é opinião minha!

Como vocês já devem saber, esse fim de semana começou uma polêmica que envolveu a marca Arezzo devido à sua nova coleção Pele Mania, que utiliza peles de animais exóticos. Isso rendeu no twitter, e muitos começaram um boicote contra a marca.
Quem acompanha o blog sabe que eu sempre falo para aderirem às peças de couro sintéticas, pois acho um pecado matar animais para satisfazer consumos fashions. Em contrapartida, ninguém faz boicote a esse tipo de "consumo". Muitas pessoas estão julgando a marca pela crueldade da coleção, com razão.

Mas até que ponto essa polêmica toda é justa? A Arezzo por acaso é a primeira a lançar peças com peles de animais de verdade? Eu acho que não, né? Além disso, tentam "justificar" a polêmica por serem animais exóticos e/ou que estão em extinção. Mas peraí, em algum lugar diz que esses animais merecem viver mais do que o boi, a vaca e porco? 

Quando perguntei isso no twitter, me disseram que as peças que compramos de couro são feitas com o couro de animais que são mortos para consumo da carne. Então assim é certo? 
E em relação aos casacos que até pouco tempo atrás eram uma febre com pele de ovelha? Não vi nenhuma polêmica sobre isso.

Engraçado é saber que as mesmas pessoas que estão tão engajadas nesse boicote a Arezzo são as mesmas que compram bolsas de couro, usam roupas/calçados feitos com mão de obra escrava, jogam lixo na rua, usam pincéis de maquiagem com pelos de animais,  acharam engraçado o vestido de carne da Lady Gaga e são os mesmos que vão fazer um churrasco para comemorar o sucesso do boicote. Hipocrisia?

A rede social mostrou o quão forte pode ser com toda essa polêmica e a Arezzo divulgou a seguinte nota:
Prezados consumidores,

A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios.

Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas - devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.
Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa.

Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.
E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.

Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.

Atenciosamente,
Equipe Arezzo

Se fossem tão preocupados com os animais do jeito que estão se mostrando ser, comeriam carne de soja e não as que vem dos animais. A questão é que a Arezzo utilizou animais "bonitinhos", aí o povo sentiu peninha.. mas comer pé, língua, pata, miúdos pode, né? 
Se você tem estômago forte assista ao vídeo que causou toda a polêmica:



O maior boicote que podemos fazer é não usar este tipo de coisa, afinal se a Arezzo e outras marcas produzem é pq tem gente que compra! Vamos nos conscientizar que as peles sintéticas estão aí pra isso!

Um comentário:

  1. Nao sao somente as peles que tem origem animal... para quem acha que somente boicotar artigos de pele o ate mesmo couro animal... pense um pouco sobre o batom que usa... sobre os pincéis de utilizados para fazer sua maquilagem... e ate mesmo na gelatina light que comem para fazer dietas, etc, etc, etc... sabem de onde vem este produtos? POIS DEVERIAM!!!

    ResponderExcluir