2 de nov. de 2011

Decor: Sala de Estar Colorida

Depois daquele post de Como Organizar Seu Closet, nunca falei mais nada sobre home&decor, né?
Engraçado, pois é uma assunto que eu gosto muito de falar e que muito me interessa (ou seja, juntamos o útil ao agradável).

O assunto de hoje é sala de estar colorida, porque quando eu vejo revistas de casa&decoração e o assunto é sala de estar, observo que a grande maioria opta por salas clean, aquele borrão branco (que eu adoro, diga-se de passagem) ou, mudando da água para o vinho, salas muito rústicas (que eu também adoro! #alocka). A verdade é que são poucas as pessoas que arriscam em adicionar cor nesse ambiente. Quando o fazem, deixam apenas para alguns enfeites aqui e ali.
Temos a mania tradição de deixar paredes, cortinas, ou qualquer coisa que chame muita atenção e que seja de cor forte para os quartos. Talvez seja porque o quarto é algo mais pessoal, o qual só precisa agradar a nós mesmos, né? Já a sala de estar, onde não só você como toda a sua família vai passar grande parte do tempo e é o principal lugar onde as visitas vão estar (logo tentamos algo que, teoricamente, seja universal e acreditamos que irá agradar à maioria). Não sei, é apenas um palpite, ou talvez seja eu tentando achar uma solução plausível para esquecermos as cores na hora de decorar nossas salas (sou dessas que procuram uma desculpa pra tudo).

Enfim, não importa o motivo, o que importa é que dá para acrescentar cores (vibrantes ou não) na sala de estar sem que a torne over, ou algo que irá enjoar rapidamente. E é exatamente isso que eu quero tentar provar para vocês hoje, pois não sei quanto a vocês, mas eu adoro uma cor (como disse acima, sou eclética, adoro tudo que agrade meus olhos hahah).


Acessórios & móveis                                                                                                                               

Quando eu  me refiro a acessórios, não quero dizer enfeites em si, mas sim coisas maiores que têm alguma utilidade e ao mesmo tempo ajudam na decoração, como é o caso das cortinas.
Separei essa imagem abaixo para ilustrar melhor o que eu quero dizer. Uma sala neutra, que poderia ser muito comum tem um "toque a mais" com essa cortina amarelo ovo coordenada com o tapete, fazendo um mix de misturas e estampas. Além disso, vale acrescentar algo de outra cor, mais sutilmente, como é o caso aqui com as flores e a cadeira verde. O bom nesse caso é que, quando enjoar do amarelo, dá para trocar a cortina por outra cor, assim você terá uma sala NOVA por menos.

 

Parede                                                                                                                                                     

Uma maneira óbvia, mas não menos importante (!), é colorir uma parede (ou todas, se você dessas pessoas ousadas). Estar num ambiente com cara de limpo, super branquinho é muito bom, mas acho mais aconchegante quando o local não é tão branco (afinal, ficamos com medo de sujar cada milímetro do lugar, não é?). Fora que, se você tem crianças em casa ou são visitas frequentes, não é muito funcional. 
Há várias maneiras de coordenar a cor da parede com o resto da mobília & decoração. Vale deixar tudo no mesmo tom (como a imagem abaixo) ou misturar cores (veremos jajá). Como vocês podem ver na sala que escolhi para ilustrar, ainda que coordenemos a cor da parede com a cor da mobília, podemos ao mesmo tempo fazer uma brincadeira de cores. Vejam como ficou uma graça essa decoração, usando o verde o azul. Apesar da parede ser em uma cor forte e, digamos até, um pouco fechada, o resto da decoração ajudou a iluminar o ambiente. Achei chique. 



Uma cor só                                                                                                                                                

Como mencionei acima, se você for uma pessoa mais ousada, pode colorir todas as paredes e sair do tradicional branco. Há quem diga que é too much, mas como eu adoro provar o contrário, vou discordar dessas pessoas. Como eu sempre digo, tudo vai de acordo com o bom senso (e bom gosto). Vejam como exemplo essa sala super fofa toda em tons de rosa. Claro que nessa casa só habitam mulheres, mas se esse é o seu caso, por que não? Com certeza essa sala tem a cara da sua dona, e não só nossas roupas definem nosso estilo, mas nossa casa, nossa rotina também o definem, certo?!
É claro que essa sala em rosa é só para ilustrar, mas funcionaria muito bem em outras cores também. Pode ser que cansemos rápido do ambiente, mas se você gosta de decoração & tem um R$ sobrando, nada que não possamos mudar, né? Nem todos se adaptariam a algo tão ousado e diferente, mas eu acho muito original! 
  


Multicolorido                                                                                                                                            

Ok, ok, muitas vão falar que essa decoração é semi impossível de reproduzir (e eu vou concordar com vocês agora!), mas vamos nos focar na ideia, tá? Um local que, a princípio, se resumia num móvel grande de madeira e um sofá, se traduziu num ambiente super cool, fora que dá ou não dá vontade de sentar nesse sofá, pegar um livro e devorá-lo? Olha o ambiente influenciando nas nossas atitudes! hahaha 
Enfim, a ideia aqui é mostrar que quando os móveis são "simpleszinhos" podemos combinar com acessórios e enfeites super coloridos, misturando tudo, como num lindo arco-íris (estou muito palhaça hoje). Prestem atenção as almofadas.. ainda que fossem só elas, sem os livros, já daria um outro aspecto ao lugar, certo?



 Para uma vida (e uma casa) mais colorida!
O que vocês acham? Gostam da sala mais simples, mais clean, mais rústica? Aderem ao "movimento colorido" do dia? Quero opiniões! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário