O nosso assunto Saúde dessa semana é sobre uma semente quase mágica para quem quer ter uma vida mais saudável, perder peso e comer bem!
Principais componentes:
Principais benefícios:
- Tem ação anti-inflamatória, porque o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
- Possui ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
- Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.
- É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando num aumento de saciedade.
- Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico.
- Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.
- O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3 presente tem efeito anti-hipertensivo.
- A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.
- Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.
- É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais
Uma das principais formas de inserir na dieta, é comendo junto com alguma fruta. Fica uma delícia!
É mt boa mas quem tem o intestino regularizado eu não indico.
ResponderExcluirrss.. não é o meu caso! :P
Excluir