Vamos abordar temas sobre o dia-a-dia, alimentação, exercícios.. enfim, tudo relacionado à uma vida saudável, principalmente a alimentação, já que nós, mulheres, temos mania de dietas e vivemos em busca de um corpo sarado!
Para dar início à essa tag, vamos falar um pouco sobre o Glúten! Tenho pesquisado muito sobre isso, pois estou pensando seriamente em retirá-lo da minha alimentação. Para saber o por quê disso, nada melhor que entendermos os benefícios que nos traz.
Mas então, o que é glúten?
- O glúten é uma proteína sem valor nutricional composta pelas cadeias longas de gliadina e glutenina. Ele está presente principalmente nos produtos e derivados do trigo, da cevada, do centeio, da aveia e do triticale (mistura de trigo e centeio).
- Não contém glúten: Arroz, milho, soja, quinoa, farinhas de frutas (farinha de banana, maçã, coco, etc), semente de girassol ou amaranto, cana-de-açúcar, mandioca, cenoura, batata, abóbora, inhame, sorgo, chia, todas das frutas, dentre muitos outros.
- A principal doença relacionada ao consumo do glúten é a Doença Celíaca. As pessoas portadoras desta doença tem hipersensibilidade ao Glúten, nelas o Glúten provoca danos na parede do intestino delgado impedindo uma digestão normal. É uma reação do sistema imunológico, um anticorpo é criado conta o glúten. Estima-se que 1 em cada 214 brasileiros possuam a doença. A intolerância também pode ser demostrada através da Dermatite herpetiforme.A Doença Celíaca é crônica, logo, a dieta isenta de glúten deve ser seguida para o resto da vida.
- Importante: mesmo quem não tem restrição nenhuma ao glúten, sua ingestão em excesso pode causar a diminuição da serotonina, o que pode levar a um quadro depressivo. Seu consumo excessivo também pode levar ao aparecimento da artrite psoriática ou psoríase.
- Portanto, a retirada do glúten traz benefícios para a silhueta de todos, já que reduz o inchaço abdominal, melhora a atividade do intestino e também diminui a compulsão alimentar.
*texto adaptado do blog Projeto Vida Sem Glúten (aliás, muito útil para quem quer seguir uma dieta glúten free!)
São inúmeros os benefícios da isenção do glúten na nossa alimentação, mas claro que para alcançarmos um corpo bonito e saudável ao mesmo tempo, temos que conciliar a dieta com exercícios sempre!!
Espero que esse post tenha sido útil para vocês e que gostem da nova tag! #porumavidamaissaudavel

Nenhum comentário:
Postar um comentário